top of page
cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

Projetos do COLEI

Conheça os nossos projetos abaixo

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

MONITORIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL I – Bolsista CETREINA 

O trabalho de monitoria na disciplina Educação Infantil I justifica-se pela relevância desse campo de conhecimento no curso de Pedagogia, considerando que a participação ativa do/a estudante –monitor/a- nesta disciplina pode contribuir para a sua formação e compreensão sobre a constituição do campo da Educação Infantil no Brasil, relacionando aspectos históricos, políticos, sociológicos e pedagógicos na compreensão das relações entre Infância, Cultura e Sociedade. Por outro lado, a monitoria possibilita a inserção do/a aluno/a em um processo formativo de professores, considerando o novo desenho proporcionado pelas diretrizes curriculares no curso de Pedagogia, tendo como corpus desta experiência formativa a participação colaborativa junto à professora da disciplina através de atividades que articulam docência e discência. A partir desta concepção, buscaremos promover a inserção crítica do estudante no cotidiano da prática docente, inter-relacionando-a com o campo da Educação Infantil, sobretudo envolvendo questões da relação teoria e prática que precisam ser compreendidas e analisadas no contexto formativo, pois nucleiam o saber-fazer docente. Embora, o projeto esteja cadastrado na disciplina de Educação Infantil I, o/ monitor/ a atuará também na Educação Infantil II. Afinal, a FFP oferece as duas disciplinas no mesmo semestre, sendo a segunda disciplina um aprofundamento das questões trabalhadas na primeira. Assim, todo semestre nossa unidade oferece 4 disciplinas de Educação Infantil: duas pela manhã (a Educação Infantil I e a II) e duas à noite (a Educação Infantil I e a II), as turmas têm em média 30 alunos(as) inscritos, havendo por semestre aproximadamente 120 estudantes matriculados. A monitoria é compartilhada com demais professoras do Departamento de Educação da FFP/UERJ que também atuam nas disciplinas.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

RODAS DE CONTAÇÃO E LEITURA DE HISTÓRIAS NA PRAÇA: PRETEXTOS PARA ENCONTROS ENTRE A COMUNIDADE ACADÊMICA E A COMUNIDADE DO PARAÍSO, SÃO GONÇALO -Bolsista CNPq (Iniciação Científica)

A Tenda Literária é uma ação extensionista que tem os seguintes objetivos: promover diálogos entre a comunidade acadêmica e a comunidade no entorno ao Campus da FFP-UERJ; oferecer à população um encontro com a literatura; promover um mapeamento da relação com literatura e das experiências de leitura da comunidade Paraíso e da população que está de passagem pela Praça dos Ex-Combatentes e; promover a formação dos estudantes de graduação no que concerne a função social da Universidade através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada pelo projeto é a pesquisa intervenção (DAMIANI et al., 2013), que se utiliza da montagem quinzenal de uma Tenda Literária na Praça dos Ex-Combatentes para atingir seus objetivos. A Tenda Literária se propõe a oferecer à comunidade um acervo de aproximadamente 510 livros, para isso precisa do apoio de bolsista efetivos e voluntários, pois sair da Universidade e montar quinzenalmente, fora dos muros da FFP-UERJ, um espaço itinerante de leitura exige um trabalho físico enorme. O projeto pretende também acolher graduandos em suas atividades de estágio e, em atividades acadêmicas dos estudantes das disciplinas de Literatura-Infanto Juvenil; de Educação Infantil e Jovens e Adultos, que tenham o desejo de conhecer e colaborar com as ações do projeto. 

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

CARTAS ENTRE EDUCADORAS(ES) DAS INFÂNCIAS:COMPARTILHANDO DESAFIOS DA PRÁTICA - Bolsista CETREINA (Projeto de Extensão)

O presente projeto compreende a importância de se criar espaços de formação continuada, através da extensão. Referimo-nos a espaços de estudo, de pesquisa, de produção de conhecimento e de reflexão cotidiana sobre questões vinculadas à articulação entre a teoria e a prática. Neste sentido a referida extensão revela-se também um potente espaço de encontro entre os sujeitos da escola e da universidade. Considerando-a como um espaço de encontro, este projeto pretende promover as seguintes ações: a) criar nos municípios que se encontram envolvidos (São Gonçalo e Petrópolis) espaços de encontros e de formação entre os profissionais que atuam na Educação Infantil; b) utilizar-se da correspondência de cartas para que os profissionais destes dois municípios compartilhem entre si, experiências profissionais e os estudos que vem desenvolvendo em seus devidos grupos; c) garantir que durante a formação haja um diálogo com teorias ligadas aos estudos com o Cotidiano da Educação Infantil e à Sociologia das Infâncias; d) possibilitar que os estudantes das disciplinas de Educação Infantil e de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, participem das ações formativas envolvendo os profissionais das redes municipais, tanto através da presença nos encontros de formação desenvolvidos (principalmente, em São Gonçalo), como pelo meio de estudo interpretativo das cartas trocadas entre os educadores envolvidos com o projeto, e; e) garantir o desenvolvimento de trabalhos científicos para publicação e participação em eventos acadêmicos.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

OFICINAS DE DESENHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA A REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM GRÁFICA INFANTIL - Bolsista CETREINA (Iniciação à Docência)

O presente projeto se justifica pelo pouco investimento que há no Ensino Fundamental em relação a produção do desenho infantil. Sabemos que na Educação Infantil as crianças são muito encorajadas a interagir com o desenho enquanto linguagem na comunicação de suas ideias e como exercício de reinterpretação do mundo. Contudo, quando elas chegam no Ensino Fundamental essa experiência com a linguagem pictográfica, gradativamente, começa a desaparecer, tanto por conta da preocupação com um currículo denso e pouco articulado, muitas vezes conduzido por atividades enfadonhas e pouco provocativas de livros didáticos, como também por lacunas na formação docente, que não permitem que o professor contribua com informações e técnicas que auxiliem às crianças a dar continuidade ao desenvolvimento do desenho infantil. Às vezes, de modo equivocado a relação com desenho é compreendida unicamente como uma questão relacionada ao dom, pensamos na contramão dessa perspectiva e defendemos que todos nós podemos com o auxílio adequado, potencializar nosso processo criativo e o desenvolvimento de nossos traços, no ato de criação e recriação de tudo que se apresenta com alguma forma no mundo. Mesmo as coisas, que ainda não ganharam forma específica na realidade externa, mas possuem traços e formas em nossos pensamentos e imaginação. Diante dessa constatação pensamos que ter na escola um projeto que potencialize no Ensino Fundamental atividades que auxiliem às crianças a investir no desenvolvimento de seus desenhos pode trazer contribuições importantes no desenvolvimento infantil. Sabemos que o desenho enquanto linguagem é transversal, portanto, provoca e dialoga com muitas outras áreas do conhecimento. Partindo dessa premissa acreditamos que o presente projeto em parceria com os docentes envolvidos, pode favorecer às aprendizagens infantis não somente em relação às questões ligadas ao desenvolvimento infantil. Mas, também pode ajudar no processo de reflexão, auto organização e criação de muitas outras disciplinas que se conectam ao ato de (re)interpretar o mundo e a si mesmo através do ato de desenhar.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

Ações finalizadas Março de 2024

INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ -

Bolsista CETREINA (Estágio Interno Complementar)

O presente projeto pretende articular as ações dos docentes entre si e, também com os discentes vinculados ao Departamento de Educação (DEDU) da FFP-UERJ. O projeto se justifica na medida em que se faz necessário pensar estratégias para sistematizar, articular e mobilizar as ações entre os sujeitos envolvidos ao DEDU. Estamos perto da implementação de uma reformulação curricular do curso de Pedagogia, pensamos que seja importante ter um projeto que mobilize esforços tanto no diálogo entre as ações arquitetadas pelos docentes em suas disciplinas, como dos mesmos em relação ao horizonte de implementação da reforma curricular. Nosso Departamento é enorme e, conta atualmente com aproximadamente 53 docentes efetivos, diante desse fato, acreditamos ser importante e necessário ter um projeto que registre e crie estratégias de diálogos entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, isso pode fortalecer e tornar mais dialógica nossas atividades acadêmicas. Além de possibilitar ao Departamento uma maior sistematização e historicização de suas atividades, o projeto auxiliará na divulgação de seus eventos, junto aos docentes, à comunidade acadêmica e à sociedade civil, de modo geral, que pode se beneficiar das ações, nascidas da tríade que envolve o trabalho docente no Ensino Superior: ensino-pesquisa-extensão. O projeto pode mobilizar e divulgar melhor as atividades do DEDU; criando redes de contato: na internet e em grupos de whatsapp. O projeto pretende através da produção de artigos dos envolvidos com sua proposta, sistematizar e comunicar em eventos acadêmicos, as experiências desenvolvidas no Ensino Superior pelos docentes e discentes do DEDU.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ENSINOSUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE DOCENTES EDISCENTES DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ - Bolsista CETREINA (Projeto Estágio Interno Complementar) 

O presente projeto pretende articular as ações dos docentes entre si e, também com os discentes vinculados ao Departamento de Educação (DEDU) da FFP-UERJ. O projeto se justifica na medida em que se faz necessário pensar estratégias para sistematizar, articular e mobilizar as ações entre os sujeitos envolvidos ao DEDU. Estamos perto da implementação de uma reformulação curricular do curso de Pedagogia, pensamos que seja importante ter um projeto que mobilize esforços tanto no diálogo entre as ações arquitetadas pelos docentes em suas disciplinas, como dos mesmos em relação ao horizonte de implementação da reforma curricular. Nosso Departamento é enorme e, conta atualmente com aproximadamente 53 docentes efetivos, diante desse fato, acreditamos ser importante e necessário ter um projeto que registre e crie estratégias de diálogos entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, isso pode fortalecer e tornar mais dialógica nossas atividades acadêmicas. Além de possibilitar ao Departamento uma maior sistematização e historicização de suas atividades, o projeto auxiliará na divulgação de seus eventos, junto aos docentes, à comunidade acadêmica e à sociedade civil, de modo geral, que pode se beneficiar das ações, nascidas da tríade que envolve o trabalho docente no Ensino Superior: ensino-pesquisa-extensão. O projeto pode mobilizar e divulgar melhor as atividades do DEDU; criando redes de contato: na internet e em grupos de WhatsApp. O projeto pretende através da produção de artigos dos envolvidos com sua proposta, sistematizar e comunicar em eventos acadêmicos, as experiências desenvolvidas no Ensino Superior pelos docentes e discentes do DEDU.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA: A MEDIAÇÃO LITERÁRIA
FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA -
Bolsista CETREINA (Iniciação à docência)

O presente projeto se justifica diante dos muitos desafios que professoras-alfabetizadoras enfrentam para favorecer às crianças nas questões relacionadas ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no cotidiano escolar. Assim, é proposto o acompanhamento de uma turma de alfabetização, 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de São Gonçalo. O acompanhamento da turma pretende, especificamente, duas frentes de ações: uma que dialoga diretamente com a professora-alfabetizadora (GARCIA, 1998) e outra que atua com as crianças, partindo do pressuposto de que as crianças são sujeitos ativos e co-produtoras de cultura (QVORTRUP, 2011 e CORSARO, 2011). A partir desta compreensão de infância, pretende-se desenvolver junto ao grupo de crianças semanalmente, rodas de leitura literária e produção de textos coletivos A ação junto a professora-alfabetizadora pretende realizar aproximações de sua prática pedagógica, buscando entender os princípios teóricos e metodológicos que orientam suas práticas alfabetizadoras. Tal aproximação se faz necessária para ajudá-la a superar os desafios enfrentados na dinamização do processo de alfabetização das crianças. As atividades desenvolvidas com às crianças ocorrerão sempre em parceria com a professora-alfabetizadora e pretendem da visibilidade à potência do trabalho constante com o texto literário e o quanto ele favorece às crianças no processo de criação de outros textos. Pesquisas (CORSINO, 2014; QUEIRÓZ, 2014, TRAVASSOS, 2014 e COELHO, 2014) mostram que crianças em interação com a literatura produzem textos mais enriquecidos e ousados em termos de narrativas, também revelam que elas enfrentam com mais coragem e curiosidade as questões relacionadas a codificação e decodificação da língua escrita.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

TENDA LITERÁRIA NA PRAÇA DOS EX COMBATENTES EM SÃO GONÇALO: DEMOCRATIZANDO LITERATURA - Bolsista CETREINA (Projeto de Extensão)

A Tenda Literária é uma ação extensionista que tem os seguintes objetivos: promover diálogos entre a comunidade acadêmica e a comunidade no entorno ao Campus da FFP-UERJ; oferecer à população um encontro com a literatura; promover um mapeamento da relação com literatura e das experiências de leitura da comunidade Paraíso e da população que está de passagem pela Praça dos Ex-Combatentes e; promover a formação dos estudantes de graduação no que concerne a função social da Universidade através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada pelo projeto é a pesquisa intervenção (DAMIANI et al., 2013), que se utiliza da montagem quinzenal de uma Tenda Literária na Praça dos Ex-Combatentes para atingir seus objetivos. A Tenda Literária se propõe a oferecer à comunidade um acervo de aproximadamente 300 livros, para isso precisa do apoio de bolsista efetivos e voluntários, pois sair da Universidade e montar quinzenalmente, fora dos muros da FFP-UERJ, um espaço itinerante de leitura exige um trabalho físico enorme. O projeto pretende também acolher graduandos em suas atividades de estágio e, em atividades acadêmicas dos estudantes das disciplinas de Literatura-Infanto Juvenil; de Educação Infantil e Jovens e Adultos, que tenham o desejo de conhecer e colaborar com as ações do projeto. Diante da Pandemia provocada pelo Covid-19 estamos mobilizando ações virtuais através das redes sociais.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

INVENTÁRIO E ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO COLETIVO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL (COLEI DA FFP/UERJ): A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA COMO DIVULGAÇÃO E HISTORICIZAÇÃO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (Projeto PROATEC)

O projeto tem por objetivo mapear as ações do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI)mantendo e aprimorando as experiências formativas que nasceram em resposta ao contexto pandêmico. Nossos projetos foram desenhados inicialmente para contextos presenciais, mas em diálogo com Freire conseguimos criar inéditos-viáveis durante a pandemia que ampliaram de modo significativo a área de ressonância de nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. O trabalho dos bolsistas do COLEI mobilizou virtualmente atividades que nos conectam a no mínimo 6000 pessoas de diferentes lugares do país, por meio do WhatsApp, Youtube e Facebook. Temos certeza de que um bolsista técnico pode qualificar nossas ações formativas com/para crianças e profissionais da Educação Básica e dos estudantes em formação de nosso Campus, além de possibilitar que o esperado retorno às atividades presenciais, que exigem muito trabalho de todos os sujeitos envolvidos do nosso Coletivo, não nos desconecte dessa rede de pessoas que passaram a dialogar conosco e com os serviços públicos que se desdobram de nossos projetos, por meio da Universidade. O bolsista garantiria: a)o não “desaparecimento” de nossas ações em contextos virtuais; b)a continuidade de nossas ações formativas por meio de plataformas virtuais e atualizações constantes de nossas redes sociais; c) divulgação de ações educativas de nossa instituição; d) estabelecer contatos com as instituições de Educação Infantil públicas e comunitárias de São Gonçalo, Niterói e Petrópolis, criando um mapeamento de interesses formativos desses profissionais que podemos responder presencialmente ou virtualmente; e) historicização por meio da criação de um portfólio virtual, dando visibilidade aos Grupos de Estudos e Pesquisas do nosso Departamento de Educação; e f)criar um portal virtual mapeando e divulgando contatos de nossos diferentes grupos de pesquisa, bem como suas atividades públicas, dinamizadas presencialmente na FFP/UERJ.

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA:

O TRABALHO COM DIFERENTES LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E

PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Projeto PRODOCÊNCIA 2021)

O presente projeto estrutura suas ações no campo da formação docente e no trabalho dinamizado junto as crianças em diálogo com diferentes linguagens (MALAGUZZI, 2009), pois entendemos que os processos de ensino-aprendizagem se fortalecem com a mobilização de experiências atreladas a diferentes linguagens, que qualificam e enriquecem as propostas pedagógicas que oferecemos às crianças. Afinal, o trabalho epistemológico arquitetado por Malaguzzi, coloca a criança no centro do processo educacional. Diante desse pressuposto, o currículo é pensado considerando o envolvimento dos grupos de pares infantis e o papel da escola, no alargamento das experiências socioculturais dos sujeitos desses grupos. O trabalho com as diferentes linguagens investiga caminhos para envolver os educandos às proposições pedagógicas, tornando a aprendizagem mais significativa. O projeto terá como carro chefe de suas ações a prática de mediação literária (CORSINO, 2014) e o desenvolvimento de oficinas de desenhos (ALBANO, 2013; DERDYCK, 2015; DUBOVIK & CIPPITELLI, 2020), a escolha dessas duas estratégias metodológicas se faz porque essas duas linguagens podem mobilizar a dinâmica pedagógica com muitas outras linguagens, a saber: a fotografia, a escultura, diferentes abordagens pictográficas, produções com áudio e/ou vídeo, etc. As referidas ações também fortalecem o trabalho de alfabetização na perspectiva discursiva (SMOLKA, 2012). 

cf1e16d5-7dbe-45a9-82ff-3738a4a29082.png

ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA:

O TRABALHO COM DIFERENTES LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E

PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Projeto PRODOCÊNCIA 2021)

O presente projeto estrutura suas ações no campo da formação docente e no trabalho dinamizado junto as crianças em diálogo com diferentes linguagens (MALAGUZZI, 2009), pois entendemos que os processos de ensino-aprendizagem se fortalecem com a mobilização de experiências atreladas a diferentes linguagens, que qualificam e enriquecem as propostas pedagógicas que oferecemos às crianças. Afinal, o trabalho epistemológico arquitetado por Malaguzzi, coloca a criança no centro do processo educacional. Diante desse pressuposto, o currículo é pensado considerando o envolvimento dos grupos de pares infantis e o papel da escola, no alargamento das experiências socioculturais dos sujeitos desses grupos. O trabalho com as diferentes linguagens investiga caminhos para envolver os educandos às proposições pedagógicas, tornando a aprendizagem mais significativa. O projeto terá como carro chefe de suas ações a prática de mediação literária (CORSINO, 2014) e o desenvolvimento de oficinas de desenhos (ALBANO, 2013; DERDYCK, 2015; DUBOVIK & CIPPITELLI, 2020), a escolha dessas duas estratégias metodológicas se faz porque essas duas linguagens podem mobilizar a dinâmica pedagógica com muitas outras linguagens, a saber: a fotografia, a escultura, diferentes abordagens pictográficas, produções com áudio e/ou vídeo, etc. As referidas ações também fortalecem o trabalho de alfabetização na perspectiva discursiva (SMOLKA, 2012). 

OFICINAS DE XADREZ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO 
FUNDAMENTAL (Iniciação à Docência)

O presente projeto toma como base epistemológica a compreensão de que o jogo é uma ferramenta pedagógica potente no favorecimento dos processos de ensino aprendizagem como mostram os estudos de Johan Huzinga (1999). Os estudos do autor revelam que ao garantirmos a presença do jogo na educação das crianças conseguimos favorecer o desenvolvimento infantil nos seguintes aspectos: afetivo, motor, cognitivo, social, moral e a aprendizagem de conceitos. Jogando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, estimulando a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, desenvolve sua linguagem, seu pensamento e a sua capacidade de concentração. O projeto pensa em suas oficinas de xadrez como ferramenta pedagógica estimuladora de relações coletivas, favorecendo o respeito à diversidade de pensamentos e ações. Sendo uma atividade que propõe auxiliar no crescimento individual, a partir do diálogo com o outro (e/ou o coletivo) e o seu modo de pensar e, de resolver os problemas que vão aparecendo nas jogadas de cada partida. Aprende-se por contrastes, avaliando os próprios movimentos e por meio da interpretação das respostas (reações) evidentes ou não do outro a eles. Considerando, o exposto sabemos que a proposta favorece o desenvolvimento infantil, portanto, a proposta justifica-se como uma ação pedagógica que colabora com o desenvolvimento global da criança no contexto escolar. Uma vez que suas ações garantem o acontecimento de atividades que mobilizam o pensamento e linguagem mobilizadas por diferentes disciplinas na Educação Básica.

bottom of page